Em nota enviada ao Informe Baiano, nesta sexta-feira (19/01), a Embasa falou sobre uma denúncia de empresários de Morro de São Paulo, na cidade de Cairu, divulgada pelo Informe Baiano. Os donos de empresas decidiram entrar com uma ação no Ministério Público (MP) contra a Embasa e afirmam haver descaso com o esgotamento sanitário no terceiro mais importante polo turístico do estado.
A Embasa rebateu e disse que a “ocorrência de extravasamentos, em poços de visita da rede coletora de Morro de São Paulo, não é recorrente”. “Quando acontecem de forma pontual, a situação é resolvida em curto espaço de tempo”, afirma.
“Sobre a multa mencionada na matéria, a Embasa ressalta que a punição foi invalidada após a empresa comprovar que o fato que a gerou não estava relacionado à sua operação”, diz a Embasa.
“Nos últimos anos, a Embasa realizou investimentos para modernização do Sistema de Esgotamento Sanitário de Morro de São Paulo, como equipamentos de desobstrução, bombas, quadros de comando e geradores de energia, além de manter materiais em reserva para substituição imediata quando necessária”, pontua.
A empresa conta também que “tem investimentos previstos para implantar infraestrutura de esgotamento sanitário no município de Cairu”.
“No próximo mês, entrará em processo de licitação a contratação de um Estudo de Concepção para implantação de infraestrutura de coleta, tratamento e disposição final de esgoto doméstico nas ilhas Boipeba e Gamboa e na sede de Cairu. O estudo também contempla a ampliação do atual sistema que atende a ilha de Morro de São Paulo”, finaliza a Embasa.
Empresários de Morro de São Paulo acusam Embasa de descaso e vão ao MP