Durante a sabatina realizada pelo PNotícias, da Piatã FM, na manhã desta segunda-feira (16), o candidato a prefeito de Salvador, Kleber Rosa (PSOL), abordou o tema do racismo estrutural e criticou a forma como a sociedade brasileira naturaliza o sofrimento da população negra. Questionado pelo Informe Baiano sobre o tema, Rosa disse que “esse comportamento reflete o racismo estrutural que dificulta a ascensão de pessoas negras em diversos espaços”.
Kleber também citou o racismo como a causa de muitos dos problemas sociais do Brasil, apontando a tolerância ao sofrimento da população negra como parte dessa estrutura. Ele também criticou a forma como trabalhadores negros foram tratados durante o processo da prefeitura para cadastramento do Carnaval, onde ficaram em longas filas sem atendimento adequado. “Essa naturalização do sofrimento é uma prova clara de como o racismo se manifesta nas políticas públicas”, declarou Rosa.
Por fim, o candidato reforçou que discutir o racismo é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e destacou sua militância no movimento negro. Ele afirmou que a luta contra o preconceito deve ser feita com seriedade, e que sua candidatura representa um compromisso com essa causa. “O racismo é o principal problema causador da miséria do nosso povo”, finalizou.