A Polícia Federal deflagrou, na tarde desta quarta-feira (07/05), a Operação Além Mar, com o objetivo de combater o tráfico internacional de animais silvestres. A ação ocorreu na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão em um imóvel utilizado como centro clandestino de distribuição de animais.
De acordo com as investigações, o caso teve início após a apreensão de 17 micos-leões-dourados e 12 araras-azuis-de-lear — espécies brasileiras ameaçadas de extinção — no dia 12 de fevereiro deste ano. Os animais estavam a bordo de uma embarcação brasileira interceptada pela Guarda Costeira do Togo, na África. Os tripulantes foram presos em flagrante e os documentos de transporte apresentados eram falsos, supostamente emitidos pela Guiana.
Os animais foram repatriados ao Brasil por meio de uma ação conjunta entre a Polícia Federal e o Ibama, sendo encaminhados a centros de reabilitação no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Durante o cumprimento dos mandados em Juazeiro, os policiais federais encontraram aves e primatas em espaços inadequados e condições precárias. Os envolvidos irão responder por tráfico internacional de animais silvestres, maus-tratos e organização criminosa. As penas, somadas, podem chegar a 18 anos de prisão.