O chefe de cozinha e influenciador Navab Ebrahimi foi preso pelas autoridades do Irã. Ele postou nas redes sociais um vídeo com uma receita que insulta morte do general Qasem Soleimani, que era um dos homens mais poderosos do país persa e foi abatido em um ataque aéreo dos Estados Unidos ao aeroporto de Bagdá, no Iraque, em 2020.
Ebrahimi fez a publicação da receita de ‘Kotlet’ em 3 de janeiro, dia do aniversário do assassinato ordenado pelo então presidente dos EUA, Donald Trump. Na época, o líder norte-americano compartilhou uma série de tweets e afirmava que o general era “direta e indiretamente responsável pela morte de milhões de pessoas.” A ONU considerou o ataque ilegal. Enfurecidos, representantes do governo iraniano juraram “dura vingança”, chegando ao ponto de emitir um mandado de prisão para Trump e outras 35 pessoas pelo assassinato de Soleimani.
Manifestantes do governo usam a palavra ‘Kotlet’ como forma de piada para descrever o corpo de Soleimani, que foi esmagado pelo ataque do drone. Os opositores diziam que o cadáver assemelhava à carne picada usada para fazer ‘Kotlet’. Por isso, a prisão do chefe de cozinha, que teria insultado e ironizado a data.
À medida que o termo crescia em popularidade, os cidadãos começaram a preparar os tais hambúrgueres persas no aniversário da morte de Soleimani como forma de protesto, apelidando-o de “Dia do Kotlet”.
Relatórios afirmam que Ebrahimi está detido em Evin, Teerã. O Instagram do influenciador tem mais de 2,7 milhões de seguidores e foi desativado. Além disso, seu restaurante foi fechado no mesmo dia de sua prisão.